10/03/2020 17h25 - Atualizado em 11/03/2020 10h03

Programa ‘Ceasa de Portas Abertas’ recebe alunos do Senai Vila Velha

Visita na Ceasa

Escolas interessadas em conhecer o funcionamento da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo devem agendar previamente a visita.

O Programa “Ceasa de portas abertas” recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o grupo de alunos do terceiro período do Curso Técnico em Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araçás, em Vila Velha. O grupo de 20 alunos foi recebido pelo diretor-presidente, Fernando Rocha, e pelos orientadores de mercado, para uma visita técnica ao entreposto de Cariacica, da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

Durante a visita, os alunos puderam conhecer mais sobre a história da Ceasa, os principais fornecedores do Espirito Santo, de outros estados e países. Além disso, também foi feita apresentação do balanço de comercialização da Ceasa em 2019, com a quantidade de alimentos comercializados no ano passado e como é feita a rastreabilidade dos alimentos.

 Sobre a visita, o diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, destaca a iniciativa da escola em levar os alunos para conhecer na prática o que eles aprendem na teoria. “É uma satisfação imensa para a Ceasa participar do processo de formação destes profissionais. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer na prática como é a realidade do funcionamento do entreposto, o tamanho que é o nosso mercado e também as dificuldades para manter o controle da unidade que abastece todo o Espirito Santo”, enfatizou o diretor-presidente.

A professora Maria Regina Lima Medeiros, que há quatro anos tem a iniciativa de trazer os alunos para conhecer a Ceasa, disse que essa é uma maneira de aproximar os estudantes da prática, tendo em vista que as atividades da Ceasa refletem o conteúdo que eles estão tendo na sala de aula.

“É uma visita importante e significativa, pois ações assim despertam o interesse e a curiosidade deles. Aqui eles puderam aprender um pouco mais sobre a rastreabilidade, conheceram as origens de algumas frutas e hortaliças e tudo isso está contextualizado com aulas do período em que eles estão”, disse a professora. 

Para Luiz Miguel Silva, 18, um dos alunos presente à visita, a oportunidade de vivenciar a rotina da Ceasa vai ajudá-lo a ter uma melhor absorção do conteúdo aprendido em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas que tínhamos até em sala de aula. Receber embasamento teórico é ótimo, mas alinhá-lo com a prática transforma a nossa formação em algo muito mais próximo do que vai ser a nossa realidade quando nós nos formarmos”, comentou o estudante. 

 

Programa “Ceasa de Portas Abertas”

Escolas com interesse em agendar uma visita técnica na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo devem entrar em contato pelo e-mail ceasa@ceasa.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3343-3315. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11 horas.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa
Tainá Campos
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
taina.campos@ceasa.es.gov.br

Tópicos:
ceasa-es
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard